A Copa do Brasil, que começará a ser decidida no próximo dia 12 de dezembro, já tem um Atlético como vencedor. Isso porque Atlético-MG e Athletico-PR buscam o bicampeonato e são adversários na grande final. Pensando nisso, a Brahma, cerveja tradicional no paladar do povo brasileiro e patrocinadora da competição, realizará uma homenagem ao campeão, seja ele Galo ou Furacão.
Acontece que, apesar de conquistarem torcedores atleticanos, mineiros e paranaenses têm grafias diferentes desde 2018, quando o time rubro-negro acrescentou o “H” em seu nome oficial. A ortografia da cerveja, por sua vez, também tem a letra no nome e, vem daí a homenagem. É que, se o Galo for o grande campeão, a Brahma irá retirar a letra de seu nome – em caso vencedor paranaense, a letra será duplicada no nome estampado nas redes sociais da cerveja. Quem explica a estratégia é Nathália Coutinho, gerente de marketing regional da Brahma. Confira:
— Brahma, que sempre esteve ao lado da torcida e é patrocinadora oficial dos dois clubes e da Copa do Brasil, quis fazer essa homenagem ao campeão promovendo uma ação divertida que mostra toda a complexidade da língua portuguesa. Se der Paraná, vamos dobrar o H de Brahma e, se der o time mineiro, vamos retirar a letra H.
Leia também: “Selegalo”: Atlético-MG emplaca Bola de Ouro e 10 Bolas de Prata; confira
E NA LÍNGUA PORTUGUESA?
Quem também entrou na brincadeira foi o professor de língua portuguesa Sérgio Nogueira, conhecido pelo público brasileiro por participar do programa “Soletrando”, televisionado em TV aberta em meados da década passada. O profissional reiterou que o “H” é a única letra do alfabeto que não tem valor fonético, ou seja, não tem som. Por isso, tampouco interfere na pronúncia das palavras. Veja:
— Essa é a única letra do alfabeto que não tem valor fonético, ou seja, sem som. Mesmo assim, está presente em muitas palavras que usamos no nosso dia a dia como é o caso de Athetico e também de Brahma. Fato é que a língua portuguesa é muito rica e repleta de possibilidades.
Vale ressaltar, por fim, que a ação será digital e, por conta disso, a Brahma convida aos torcedores de ambas as equipes a mudarem seus nomes nos perfis de redes sociais, acrescentando ou retirando H’s.