No início da tarde desta terça-feira (21), o Atlético confirmou, através de suas redes sociais, o empréstimo do meio-campista Alan Franco para o Charlotte FC, dos Estados Unidos. Segundo a publicação a equipe norte-americana pagou pela cessão do atleta, mas os valores seguirão em sigilo, por acordo entre ambas as partes. O empréstimo irá até dezembro de 2022, com opção de compra no fim do período, com valor pré-fixado.
Leia também: Felipe Melo afirma que tentou levar Hulk e Diego Costa para o Palmeiras
Indicado por Jorge Sampaoli e contratado pelo Galo em junho de 2020, Alan Franco ex-jogador do Independiente Del Valle, mostrou muito potencial no início de sua passagem pelo alvinegro. Sob a batuta do treinador argentino, o equatoriano era visto com uma espécie de reserva imediato, ou, por alguns momentos, até ganhava espaço entre os titulares. Na temporada 2020, o meio-campista foi importante na campanha que culminou na terceira colocação do Brasileirão, marcando gols importantes diante do São Paulo, por exemplo.
Contudo, com a saída de Sampaoli, a contratação de Cuca e a posterior chegada do volante Tchê Tchê, homem de confiança do atual técnico, Alan Franco perdeu espaço, e, pelo fato de ser estrangeiro, suas convocações para as partidas da Série A, por vezes, sequer aconteciam. Entretanto, uma vez que é alvo constante da seleção de seu país, visando a disputa da Copa do Mundo em 2022, Franco precisa mostrar serviço. Há alguns dias, Sérgio Coelho, presidente do Atlético, deu uma declaração sobre o jogador:
— O Alan Franco é um jogador de seleção e não está tendo oportunidade, neste momento, no Atlético. Houve um interesse de um clube dos Estados Unidos e a gente está esperando uma proposta para que a gente possa liberá-lo, por empréstimo. Mas estamos aguardando o desenrolar. (…) É um jogador extremamente profissional, correto, a gente também não pode atrapalhar a vida do jogador.
Com a camisa alvinegra, Alan Franco disputou 48 partidas, marcou 3 gols e conquistou duas edições do Campeonato Mineiro (2020 e 2021), a Copa do Brasil (2021) e o Campeonato Brasileiro (2021).