Em uma partida cheia de reviravoltas, o Galo perdeu para o Santos na Vila Belmiro pelo placar de 3×1, desperdiçando a chance de momentaneamente assumir a liderança do brasileirão. O alivinegro ainda foi ultrapassado pelo Flamengo, que chegou aos 17 pontos após vencer o Fluminense por 2×1. O Galo ocupa hoje o 4º lugar com 15 pontos.
Para o próximo jogo contra o RB Bragantino, o time atleticano não contará com o goleiro Rafael, expulso ainda no primeiro tempo, o volante Jair e o treinador Jorge Sampaoli, que levaram o terceiro cartão amarelo. A partida será no domingo, às 18h no estádio do Mineirão.
O JOGO
O começo de partida poderia ter mudado os rumos do que se desenrolou. Buscando aproveitar os vários desfalques do time santista, o Atlético começou partindo pra cima. Nos 15 primeiros minutos, o ataque atleticano finalizou 6 vezes contra o goleiro João Paulo, que estava em mais uma noite inspirada. Além dele, a defesa do Santos também ajudou a evitar que o primeiro gol da partida fosse do Galo.
Aos 15 minutos, a história do jogo mudou completamente. Mariano deu um passo errado para trás, o goleiro Rafael foi tentar recuperar a bola quase no meio de campo, mas acabou fazendo falta no atacante Marinho. O árbitro da partida Wagner do Nascimento Magalhães não pensou duas vezes e expulsou o goleiro. O técnico Jorge Sampaoli, obrigado a fazer uma substituição, tirou de campo o atacante Marrony para a entrada do goleiro Victor.
Poucos minutos depois, o Santos abriu o placar. Arthur Gomes arrancou, chegou na área e chutou rasteiro. Victor, que ao longo da partida se mostrou inseguro, não segurou a bola, falhando no lance. Mesmo com um a menos, o Galo seguiu tentando partir pra cima e buscar o empate, que aconteceu aos 34 minutos. Após recuperar a bola no meio de campo, Sasha puxou o contra-ataque, esperou a chegada de Alan Franco pela direita e tocou para o equatoriano empatar a partida e marcar seu terceiro gol pelo Galo no brasileirão.
O alívio, porém, não durou muito. Aos 38 minutos, Marinho colocou o time santista de novo na frente do placar. Arthur Gomes apareceu de novo, dessa vez pelo lado direito após receber bom passe de Carlos Sánchez, cruzou para área e o atacante adversário só rolou para o gol, dessa vez sem chances para o goleiro Victor. O time da vila ainda teve um gol anulado na primeira etapa por impedimento bem marcado pelo bandeira.
No segundo tempo, o Atlético encontrou mais dificuldades para chegar ao ataque. Além do fator de jogar com um a menos em boa parte do jogo, a defesa do Santos passou a se recompor mais rápido quando o Galo tinha a bola para tentar o contra-ataque. Com isso, o segundo tempo passou a ser uma partida com poucas chances de gol de ambos os lados. Sampaoli ainda tentou colocar o time pra frente, entrando com Keno, Marquinhos e Hyoran, mas as mexidas pouco fizeram efeito.
Nos acréscimos, após uma dividida na entrada da área e revisão do VAR, a arbitragem marcou pênalti para o time da vila. Marinho foi para a cobrança e decretou os números finais da partida ao marcar o terceiro gol. Com a derrota, o Galo fechou a década sem conseguir derrotar o Santos dentro da Vila Belmiro. A última vitória lá foi em 2009, pelo placar de 3×2.
FICHA TÉCNICA
Santos 3×1 Atlético
GOLS: Arthur Gomes e Marinho 2x (SAN); Alan Franco (ATL)
SANTOS: João Paulo, Madson (Derick), Jobson, Alex (Wagner Leonardo) e Felipe Jonathan; Sanchez (Ivonei), Pituca e Arthur Gomes; Marinho, Soteldo e Lucas Braga
Técnico: Cuca
ATLÉTICO-MG: Rafael, Mariano, Igor Rabello, Alonso e Arana; Jair (Marquinhos), Alan Franco, Allan (Hyoran), Marrony (Victor), Savarino (Keno); Eduardo Sasha;
Técnico: Jorge Sampaoli
Foto: Bruno Cantini/Atlético