Com 65 pontos somados, em 30 partidas disputadas, o Atlético-MG é líder isolado da Série A do Campeonato Brasileiro, com 10 pontos de diferença para o Palmeiras e 11 em relação ao Flamengo, seus principais concorrentes na disputa pelo título nacional. Com oito rodadas restantes, o Galo está cada vez mais próximo de uma conquista quem não vem há cinco décadas, desde 1971.
Um ingrediente a mais é que, nessa segunda-feira (08), após o empate do rubro-negro carioca diante da Chapecoense, o Departamento de Matemática da UFMG colocou o Atlético-MG com 96% de chance de ser campeão brasileiro; seus adversários diretos têm 2% e 1%, respectivamente. Inclusive, diante deste cenário, matemáticos usam de cálculos e colocam o Galo ainda mais perto da conquista.
Leia também: Atlético-MG e Governo prometem melhorias no acesso ao Mineirão
Em reportagem, veiculada pela TV Globo, Gilcione Costa, matemático da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirma que, com 74 pontos, o Atlético-MG dificilmente não será campeão. Entretanto, segundo o profissional, cada ponto somado é importante. Confira o que foi dito:
— Dificilmente deixa de ser campeão com essa pontuação. Cada ponto a mais que fizer, mais seguro fica o título.
Para que o Galo chegue aos 74 pontos, basta que vença os próximos três jogos, contra Corinthians, Athletico-PR e Juventude. Entretanto, mesmo que vençam os compromissos, Cuca e seus comandados, nestas rodadas deverão torcer por tropeços de seus concorrentes. Mesmo assim, caso mantenha o bom desempenho, para Gilcione, o Atlético-MG deverá ser campeão, no máximo, até a 36ª rodada, contra o Fluminense, no Mineirão.