Ação foi tomada após morte de torcedor do Atlético-MG em Belo Horizonte, devido a um ato criminoso de membros da Máfia Azul.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu, nesta segunda-feira, recomendação à Federação Mineira de Futebol (FMF) para banir a torcida organizada Máfia Azul, do Cruzeiro, dos estádios de todo o país por seis meses.
A recomendação ocorreu devido à interceptação, por integrantes da Máfia Azul, de um ônibus do Move (linha 6350) com torcedores do Atlético, no bairro Novo Indústria, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, no último domingo (28).
A Federação Mineira de Futebol (FMF) informou nesta segunda-feira (29) que acatou a recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) de banir a torcida organizada Máfia Azul, do Cruzeiro, dos jogos pelos próximos seis meses.
O ato de violência contou com arremessos de paus, pedras, barras de ferro e bombas. Um ocupante do ônibus morreu nesta segunda (29), informou a Polícia Civil. Trata-se de Mateus de Freitas Ferreira, integrante da Galoucura, maior organizada do Atlético. Outras sete pessoas que estavam no veículo alvo da emboscada ficaram feridas. A Polícia Militar conseguiu capturar seis suspeitos em flagrante.
O ônibus do Move não transportava apenas torcedores. Havia inclusive crianças no veículo.
Conforme o MPMG, o “banimento temporário consiste na proibição do uso, porte e exibição de qualquer vestimenta, faixa, bandeira, instrumento musical, ou qualquer objeto que possa caracterizar a presença da torcida organizada”. Intenção é suspender a torcida em todo o país.
O Ministério Público notificou a presidência do Cruzeiro e a presidência da torcida Máfia Azul para que apresentem manifestação no prazo de 10 dias. A Polícia Militar também foi notificada, por meio do Comando de Policiamento Especializado do Batalhão de Choque, para que seja feita a divulgação interna e externa, inclusive para as polícias militares dos outros Estados e seja prestado auxílio na fiscalização e no cumprimento das medidas.
O MPMG recomendou ainda que a Máfia Azul não utilize suas sedes nos dias de jogos, sob pena de multa de R$ 50 mil. A torcida não se posicionou sobre o caso.
Leia mais: Fanático del Atlético Mineiro murió tras cobarde emboscada por hinchas del Cruzeiro
Em nota, o Cruzeiro lamentou o ocorrido e informou que repudia qualquer tipo de atrito entre torcidas. “O Cruzeiro lamenta a morte do torcedor atleticano, alvo de criminosos na noite deste domingo. O futebol é parte de uma vida tomada pela paixão, jamais pela violência. Qualquer selvageria que nos afaste de uma sociedade pacífica deve ser tratada com o rigor das leis. O Cruzeiro usará sua força com protagonismo neste necessário processo evolutivo de nossa sociedade”, disse.
Para mais notícias do Galo, acesse as redes sociais da Vamu Galo: Twitter, Facebook e Instagram. Foto da capa: Divulgação Imagens do texto: Divulgação Texto: Camila Borges Leia mais em: Tudo sobre o Brasileirão