Imagem da torcedora foi registrada pelo fotógrafo do Estado de Minas, na vitória do Atlético-MG sobre o Grêmio por 2 a 1, nesta quarta-feira (3), no Mineirão.
Para festejar os tantos gols que marcou na carreira, o ‘Rei’ da torcida do Atlético erguia o punho cerrado, um gesto simbólico de resistência em alusão ao seu posicionamento contra o racismo e a ditadura.
Esse foi o símbolo da comemoração de Anne Menezes no primeiro gol do Atlético. O registro feito por Alexandre Guzanshe, do Estado de Minas, viralizou nas redes sociais. Segundo Anne, o gesto foi em alusão à comemoração do ex-jogador Reinaldo e ao contexto histórico do clube.
“Historicamente, somos resistência. Tem aquele: torcer contra o vento. O símbolo é das comemorações do Rei (Reinaldo) e tem todo um contexto histórico também. Mas ser atleticano é resistir. E avançar desta forma no Brasileiro, com uma história contra, é resistir”, afirmou Anne em entrevista a Superesportes.
Leia mais: Convocado pela Seleção Chilena, Vargas desfalca Atlético-MG em jogos importantes
Ídolo do Atlético Mineiro, José Reinaldo de Lima, o Reinaldo, foi um dos grandes símbolos de resistência durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). Ousado, não abriu de suas opiniões e atitudes mesmo que isso implicasse em ser boicotado como atleta.
Para mais notícias do Galo, acesse as redes sociais da Vamu Galo: Twitter, Facebook e Instagram. Foto da capa: Alexandre Guzanshe Imagens do texto: Alexandre Guzanshe / Twitter / Agência Atlético-MG Texto: Camila Borges Leia mais em: Tudo sobre o Brasileirão