Na última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro, o Atlético venceu o Athletic, de São João del-Rei, por 1 a 0, no Independência. O gol foi do lateral-direito Mariano, que cobrando falta, marcou pela primeira vez com a camisa alvinegra. Entretanto, em síntese, o Galo fez mais uma partida abaixo da crítica e, já na próxima terça-feira (27), enfrenta o América de Cali-COL pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.
Primeiro tempo
Com um time “alternativo”, o Galo começou bem na partida. O Athletic, que buscava uma colocação melhor para a disputa do Troféu Inconfidência, não oferecia tanta resistência defensiva e até se arriscava no setor ofensivo. Com isso, vários espaços se abriram e o Galo ofereceu perigo pelos flancos do campo, com Sávio (pela direita) e Marrony (pela esquerda).
Porém, foi em uma jogada de bola parada que o Atlético fez o único gol da partida. Mariano, em uma bola batida pela esquerda, encontrou o caminho das redes após influência direta do zagueiro Igor Rabello, que atrapalhou a visão do goleiro Lee.
Depois do gol, o ritmo da partida caiu assustadoramente. Enquanto o Atlético pecava em gestos técnicos (principalmente no chamado “último passe”), o Athletic, devido à limitação criativa, não assustava o goleiro Rafael. Assim, o primeiro tempo terminou mesmo em 1 a 0 para os visitantes.
Segundo tempo
Na segunda etapa, a tônica do jogo foi igualmente “sonolenta”. Já classificado, a impressão que ficou para a torcida é de que o Atlético, mesmo com um time recheado de peças que não têm tantas oportunidades, abdicou de jogar e o placar mínimo era suficiente.
O Athletic, por sua vez, apostava nas investidas de Willian Mococa, que levava perigo ao sistema defensivo atleticano. O Esquadrão de Aço até chegou ao gol. Entretanto, havia impedimento no lance e o gol foi anulado.
Nesse mesmo lance, o goleiro Rafael sofreu uma luxação no ombro direito e teve que ser substituído. No lugar do arqueiro, entrou Matheus Mendes, que fez sua estreia na equipe profissional do Atlético. A lesão de Rafael foi reduzida no vestiário e serão realizados exames para apontar o tratamento.
Confira as equipes que entraram em campo:
Athletic (0): Lee; Diego Fumaça, Danilo, Sidimar e Nathan; Christian (Gabriel Galhardo), Wallace Lalado (Flávio Gabriel), Silviano (Fernando) e Willian Mococa; Ingro (Willian Júnior) e Cassiano (Alason)
Téc.: Gustavo Brancão
Atlético (1): Rafael (Matheus Mendes), Mariano, Gabriel, Igor Rabello e Dodô; Alan Franco, Nathan (Eduardo Sasha) e Calebe (Savarino); Sávio (Dylan Borrero), Marrony (Hyoran) e Hulk
Téc.: Cuca
Pedro Souza/Atlético